Como se preparar para a ceia de Natal

22/12/2016 09:53

O Natal está próximo e as delícias natalinas são irresistíveis; mas, será que dá para aproveitar essa noite e todas as delícias que serão servidas sem prejudicar seu planejamento para o verão?!

Felizmente, nosso organismo tem um controle muito eficaz de seu funcionamento e tenta manter o equilíbrio, apesar das adversidades. Isso quer dizer que uma única saída da rotina em relação ao seu plano alimentar não prejudicará tudo o que você fez ao longo do ano. Então, já que o organismo resolve, você pode exagerar?! Não é bem assim, ele tenta resolver, por isso não é recomendável perder a linha tanto assim!

No dia da ceia, alimente-se bem, não passe fome ao longo do mesmo! Muita gente usa essa estratégia de passar por uma restrição antes, para compensar à noite, mas não é interessante, porque você ficará com muita fome e perderá a compostura, passando do compensável, consumindo além do que se pode processar, gerando picos de glicemia e insulina, que dependendo de outros fatores relacionados, podem ocasionar um transtorno metabólico. Coma ao longo do dia carboidratos complexos, ricos em fibras, que liberam glicose gradualmente e não geram picos de glicemia e insulina, deixando você mais tempo saciada; coma proteína magra em todas as refeições acompanhada de salada, principalmente a verde. A proteína dá mais saciedade e aumenta o metabolismo. Tome bastante líquido, especialmente, água e sucos de frutas. Acrescente fibra às refeições: sementes de chia, amaranto, gergelim, aveia, linhaça, farinhas de frutas e legumes, etc.

Se você prepara a ceia, substitua os ingredientes mais calóricos por produtos na versão diet e light, use temperos e condimentos naturais, utilize os grãos integrais e farinhas funcionais, além de cortes mais magros de carnes. Não faça pratos fritos, apenas cozidos, assados ao forno ou grelhados.

Sirva-se de tudo que for mais próximo do que foi recomendado em seu plano alimentar; ou, caso não siga nenhum, prefira as saladas, carnes magras (o peru - prato principal da noite é uma ótima opção!), frutas e bebidas sem açúcar e álcool.

Se não resistir e preferir bebida alcoólica, saiba que além de trazer prejuízo ao fígado e ao cérebro, principalmente, também traz uma sobrecarga na balança. As bebidas alcoólicas são calóricas e suas calorias são vazias, ou seja, não nutrem! De qualquer forma, prefira os vinhos à cerveja, por exemplo - isso pensando nas calorias por dose! Acompanhe qualquer bebida alcoólica com água, pois o álcool desidrata bastante!

Prefira as frutas na sobremesa, mas pode se servir de pequena porção de alguma delícia natalina, como os famosos panetones com chocolate. Com muita sorte, o anfitrião poderá oferecer uma versão mais saudável feita de farinha funcional!

Aproveite esse momento único com sua família e amigos, pois além do prato a maior delícia está em curtir toda a magia do Nascimento de Jesus com quem amamos!

Feliz Natal!

Dra Jalhdelene C T Madeiros

Especialista em Nutrição Ortomolecular e Nutracêutica Clínica

Bioquímica, Citologista Clínica, Ozonioterapia e Estética

CRF-AL-566/ CRN6-31253