Suplementos proibidos

24/04/2017 20:30

Suplementos proibidos pela Agência Nacional de Vigilãncia Sanitária (ANVISA) costumam ser vendidos, de maneira livre, através da internet.  O fato de estarem à disposição e com veiculação na rede passa a falsa ideia de que são seguros e podem sim serem utilizados, o que não é verdade! Muitas empresas entram com o processo para regularizar um produto junto à ANVISA e estas, muitas vezes, cumprem com todos os requisitos legais e técnicos, para que isso seja feito, ou seja, o produto é seguro e a empresa atua de maneira adequada, dentro de todos os parâmetros de aceitação, mas devido a problemas na burocracia um produto de excelência pode permanecer anos sem poder ser comercializado e a população sem ter o benefício, que o produto poderia trazer à mesma. No entanto, o que está sendo visto a todo momento, e falo por experiência própria, pelo que tenho visto em meu consultório, são pessoas adiquirindo produtos, que em outros países já foram proibidos por terem causado prejuízo à saúde de usuários, inclusive levando pessoas à morte nesses países, justificando a sua proibição. 

O uso de suplementos proibidos, especialmente, aqueles que atuam na perda do apetite, na queima de gordura e no ganho rápido de massa magra, trazem sim riscos aos usuários, mas estes não conseguem perceber isso. Na academia a troca de informações sobre suplementos é feita baseada no interesse de conseguir resultados rápidos e o apelo desses produtos é sempre com esse objetivo. Usuários contam a sua experiência e mostram o corpo, que levam outros a quererem o mesmo, e assim o comércio é movimentado, sem levar em consideração os riscos.

Vale ressaltar que temos um arsenal de ativos (substâncias químicas) regularizados e disponíveis legalmente, que podem ajudar o paciente a conseguir resultados excelentes, sem riscos e com saúde, aliando o uso dos mesmos à prática de atividade física regular e bons hábitos na alimentação. 

Um profissional de saúde especialista em suplementação vale mais que um site de vendas ou colegas de treino, procure por um especialista sempre! Uma preparação feita especialmente para cada paciente, levando em consideração seu objetivo, mas sobretudo seu perfil bioquímico, pelo estudo de seus marcadores, bem como adequando os ativos na composição aos horários do treino, das refeições e de outros suplementos e medicamentos, evitando interações; e ainda adequando as concentrações desses ativos com a composição corporal do indivíduo, evitando subdoses ou, ao contrário, doses demasiadamente altas, que causam intoxicação. A Terapia Ortomolecular é uma opção de tratamento seguro, que utiliza ativos eficazes na mudança de composição corporal, procure por esse especialista em sua cidade!

 

 

Dra Jalhdelene C T Madeiros

Especialista em Nutrição Ortomolecular e Nutracêutica Clínica

Bioquímica, Citologista Clínica, Ozonioterapia e Estética

CRF-AL-566/ CRN6-31253